domingo, 3 de março de 2013

PROBLEMAS DA ECONOMIA DO BRASIL - INTRODUÇÃO


O título dessa postagem é algo emblemático. Há uma máxima perfeita: “O povo é bom...o problema é o governo!”. É, é isso mesmo. Realmente o povo brasileiro é trabalhador, criativo e dedicado. Mas nosso governo... Ah, esse hospedeiro, esse verme que suga boa parte daquilo que produz o trabalhador, a classe média e até o cidadão rico. Todos sabemos que trabalhamos até mais ou menos o mês de abril só para pagar impostos.
Porém, vamos olhar para nós mesmos. Eu poderia falar, agora, a respeito daquela velha questão batida do voto: “ah, você votou nesse governo, a culpa é sua”. Esse argumento é fácil, e não se refere à economia e empreendimento, temas desse blog.
Sendo assim, começaremos hoje uma série que trata dos problemas brasileiros, especialmente aqueles que tratam dos empecilhos ao nosso desenvolvimento econômico. Saibam, meus caros, que o Brasil é o único país do mundo que ainda possui fronteiras agrícolas. Saibam também que o Brasil é o único país que reúne as maiores reservas de água doce do mundo, juntamente com os abonadores fatos de sermos o país com a maior área de mata nativa protegida do mundo, termos a maior área agricultável do mundo, termos a maior área sem incidência de grandes desastres naturais do mundo...e , pra fecharmos, vejamos: somos o único país do mundo em que TODO O MUNDO ESTÁ AQUI! A Ásia, a África, a Oceania, , a Europa...estão todos aqui. Faz uns 50 anos que já deveríamos ter aproveitado todas essas potencialidades e ter chegado, 30 anos atrás, ao primeiro mundo. Mas não chegamos.
Dito isso, eu pergunto: É positivo analisarmos e estudarmos todos os fatores que nos deixaram nessa posição atual, ou seja... É importante saber por que estamos aqui e não lá? Claro que é importante.Afinal, é um tesouro saber em que erramos no passado visando não repetir esses mesmos erros. Mas creio que, juntamente com a análise desses erros, é primordial analisar outros elementos destacados pela filosofia do Balanced Scorecard (BSC)*, quais sejam:

Finanças: Análise dos aspectos financeiros de todas as esferas do governo;
Processos Internos: Análise de todos os aspectos dos procedimentos internos, da forma de trabalho de todas as esferas do governo;
Clientes: Análise de todos os aspectos que envolvem os “clientes” do governo, ou seja, a população;
Aprendizado e Crescimento: Análise de todos os aspectos que envolvem a cultura e a intelectualidade dos servidores, tudo que envolvem as possibilidades de crescimento desses trabalhadores. 

Sendo assim meus caros, mostrarei, na próxima postagem, o que considero que são problemas brasileiros que afetam nosso desenvolvimento econômico. E espero um debate de idéias. Afinal, sou apenas um cidadão clamando pela profissionalização do serviço público...


*No terceiro post, explicarei exatamente o significado dessa nova forma de gestão, com comentários e links interessantes.

4 comentários:

  1. Bom dia meu querido!

    Sabe, o problema meu querido é que temos maus governistas nada mais ,os problemas podem existir sim como um todo e tudo...mais o que rola é a moeda e esta é a causa de toda desgraça do mundo principalmente Brasil e E.U esta e a verdade..O massacre esta nas mãos dos corruptos e o povo sofre com estes malditos.

    ResponderExcluir
  2. Contar e administrar
    Com inteligência o fazer
    Para um país bem governar
    É preciso gente séria haver!

    Amigo Cristovam Ramos
    Sua mãe me indicou o caminho
    Cheguei aqui sem enganos
    Para visitar o seu cantinho.

    Gostei do texto
    Concordo, com seu conteúdo
    Contra os corruptos protesto
    Porque eles querem tudo!

    Boa segunda-feira para você.
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Vengo del blog de tu Madre Dorli y me ha parecido muy interesante tu Espacio.
    Aqui, en España, la situación Política y econòmica es similar.
    Se supone que el Pueblo es el único Soberano y, no sé por qué siempre acaba siendo el propicio Vasallo.
    Un saludo. Abraços.

    ResponderExcluir