sábado, 18 de janeiro de 2014

O que é o Capitalismo? Parte 1 – O Capitalismo é a Arte da Enganação (Por isso a Humanidade Evoluiu).



Tudo bem, tudo bem... Eu não sou burro, sei muito bem que escrever uma postagem tentando  responder o título-questão é pretensão demais, quiçá um retumbante erro. Porém, prefiro acreditar menos na suposta razão do senso comum e mais na ousadia da coragem.
Obviamente que aqui não discutiremos questões políticas, capitalismo x socialismo, esquerda  x direita... Trarei apenas o meu olhar sobre o sistema econômico que, convenhamos, melhor define a natureza do ser humano.
Vamos diretamente para o núcleo da coisa: o Capitalismo é a arte da mentira, é a arte da enganação. Simples assim. E é a constante prática dessa arte que desenvolve o Capitalismo. Você pode achar que o que eu estou dizendo é algo meio subversivo, de repente até mesmo ser coisa de um comuna qualquer. Nada disso! Explico depois os benefícios do sistema...antes, vamos ver a história da enganação.
Considerando o período pós Idade Média da Civilização Ocidental, a Humanidade criou ferramentas, composições musicais, pinturas, esculturas, descobriu e desenvolveu todas as Ciências de forma magnífica. A 5ª Sinfonia de Beethoven, a Mona Lisa de Da Vinci, a pintura da Capela Sistina de Michelangelo, as obras de Dostoiévski... São apenas alguns exemplos das maiores criações humanas... E eu questiono: alguma delas foi feita usando um celular de ultima geração? Ou ainda usando algum computador ou qualquer sistema eletrônico?
Não, não foram. Isso é uma forma de dizer que, no fundo, a humanidade não precisa de nenhuma forma de tecnologia para criar peças monumentais, coisas esplêndidas. Em contrapartida, parece uma burrice completa alguém aparecer e dizer que, no atual mundo globalizado, a humanidade não precisa de tecnologia.
É claro que precisamos! Mas só sentimos isso por que o próprio capitalismo criou as condições para que precisássemos. Grandes empresas foram criadas e se tornaram hegemônicas antes do advento dos computadores. Mas hoje, elas próprias não vivem sem a computação...
Vou dar outro exemplo, dessa vez um pouco mais palpável... Um empresário decidiu abrir uma lavanderia em uma cidade do interior de Minas Gerais. Cidade pequena, conservadora... pra que isso? Afinal as mulheres do local foram, desde pequenas, treinadas para serem donas de casa. Mesmo assim o cara continuou com o projeto... Em um ano, estava rico, lavando a roupa da cidade toda... O que ele fez? Fez uma bela campanha de marketing para convencer as mulheres que elas deveriam passar mais tempo se embelezando para seus maridos ou namorados e menos tempo se matando na lavanderia... Conquistou todas., simplesmente por que ele criou uma necessidade.
Pronto... Era aqui que eu queria chegar... A mentira, a enganação que eu disse do capitalismo são apenas artimanhas para que os grandes empresários, as mentes privilegiadas que conseguem entender o sistema consigam fazer dinheiro para si próprios através da fórmula da criação de necessidades que eu e você anteriormente sequer nos dávamos falta, porém, a partir de determinado momento, sentimos que não conseguiremos viver sem aquilo... Percebe?

FIM DA PARTE 1

Cristovam Ramos Neto

2 comentários:

  1. Oi Cristovam
    Muito boa postagem
    Parabéns
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristovam, vim somente para dizer que nessa blogosfera as pessoas (grande maioria, infelizmente!) não querem ler mais que uma linha, um parágrafo...
    Já eu fico vibrando ao ler um texto bem feito, de fácil compreensão e que só tem a acrescentar.
    Boa noite e não se preocupe com respostas, quando escrevo no meu blog tenho como principal objetivo soltar ideias e sentimentos.

    ResponderExcluir