sábado, 28 de dezembro de 2013

O rebaixamento pode ser a salvação de um time. Ou ainda: Quando um benefício momentâneo pode se tornar um malefício duradouro.

Tudo bem que criamos esse blog para falar de temas contábeis, econômicos e administrativos. Porém, cremos ser uma boa idéia comentar os fatos relativos ao final do Campeonato Brasileiro, uma vez que, tratando um clube de futebol como empresa, da forma como realmente deveriam todos ser tratados, podemos chegar a conclusões interessantes.
Como todos sabem, o STJD negou o recurso que poderia reverter a decisão anterior, mantendo a Portuguesa na Série A e voltando o Fluminense a condição anterior, de rebaixado. Não convém ficar aqui debatendo a moralidade da decisão e outras questões jurídicas, quero apenas falar da situação da instituição Fluminense Football Club, sob uma ótica empresarial, como já disse.
Para começar, o óbvio: é péssimo um time grande ser rebaixado... Seria algo como uma empresa pedir falência. Todos se decepcionam, todos se sentem fracassados. Mas há algo que torna o clube de futebol muito mais blindado a essa situação que a empresa: o clube tem torcedores, não apenas clientes. Mesmo que o clube trate (corretamente) o torcedor como cliente, como uma fonte de receita, este não é um cliente normal, uma vez que não abandonará o clube por causa da queda para a série B. Um cliente fiel abandona uma empresa por causa de uma denuncia de qualquer... O torcedor não abandona, muito menos muda de clube, jamais.
E aqui chegamos no ponto controverso: A queda para a série B só faz bem para um clube! Ou pelo menos deveria... Fora as questões relativas a raiva da torcida no momento da queda, o fato é que os clubes grandes deveriam aproveitar essa aparente desgraça! Vamos aos fatos:
1-      Quando um clube grande cai, sua principal fonte de receita, que é o dinheiro recebido da Globo pelos direitos de transmissão, não diminui! Os contratos que envolvem clubes grandes dizem que, havendo queda, a Globo pagará aos clubes, mesmo jogando a Série B, o mesmo montante que pagaria na Série A! Esse montante só diminui (em 25%) caso o clube não conquiste o acesso já no primeiro ano;
2-      Retomando a questão da fidelidade do torcedor, se o clube fizer um bom trabalho de Marketing, pode angariar uma boa receita com a adesão de novos sócios à programas de Sócio Torcedor. Afinal, é nessa situação que o sentimento do torcedor aflora. Analisando friamente, é melhor uma queda à série B que um período de anos com campanhas mornas. É o fato: no futebol brasileiro, vale apenas ser vencedor. Vejam o exemplo: Neste final de ano, o clube carioca que teve maior ganho de novos sócios foi o Vasco, que acabou rebaixado... Seguido do Fluminense, que também seria rebaixado... O Botafogo, que se classificou para a Libertadores 2015, ficou no zero, enquanto o Flamengo, maior torcida do Brasil e atual campeão da Copa do Brasil, perdeu mais sócios que ganhou.
3-      Vejamos o Corinthians! Sinceramente, onde podemos encontrar um exemplo como esse? São raras as instituições que chegaram ao fundo de poço e, logo depois, alcançaram o topo em suas atividades. O exemplo desse time é o mesmo do Ronaldo Fenômeno: Caiu, levantou, caiu de novo... E teve forças para chegar ao topo!
4-      Todo time grande que joga a série B acaba passando uma espécie de lua de mel com a torcida. Mais ou menos a mesmo situação de quando você briga com sua mulher e depois vem todas as benesses da reconciliação. O Vasco caiu e, na Série B, criou o bordão “O sentimento não pode parar”, que dura até hoje. O Galo encheu seus cofres com a campanha da volta à série A, chegando ao absurdo de lotar dois estádios no dia do último jogo... O Palmeiras também obteve grande receita com bilheterias...

Portanto, todo meu argumento se baseia no fato de que uma situação que se apresente ruim não é, necessariamente, algo negativo. Principalmente se estamos falando de uma empresa, é fato que uma queda pode representar uma chance para subir... Uma crise é a melhor oportunidade para crescer. Entenda isso Fluminense! Mesmo que alguns de seus torcedores comemorem a manutenção do time na série A, o fato é que vocês, além de perderem uma grande oportunidade de deixarem de ser dependentes da Patrocinadora, estão cavando a própria cova, uma vez que se tornam a ovelha negra do futebol brasileiro. Vocês são, hoje, o time que todos odeiam, quando poderiam ser mais um time grande a subir jogando a série B e aproveitando todas as benesses que isso proporciona! Que chance perderam hein?


Cristovam Ramos Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário