quinta-feira, 9 de abril de 2015

De quem é a culpa?



Essa semana o governo da presidente Dilma Rousseff sofreu mais uma derrota vexatória nesse ano. Convenhamos, é algo notório. Afinal, o partido que está no poder desde 2002 sempre desfrutou de um apoio político jamais visto desde o período da Ditadura... Mas parece que tudo desmoronou esse ano.
Em primeiro lugar, há uma derrota que, creio, seja uma das maiores da história das mobilizações populares no Brasil. E essa derrota não foi dos eleitores da oposição. No fundo, eles venceram (sejam eles eleitores da Marina, do Eduardo Jorge, do Aécio ou mesmo do cara do Aerotrem...). A oposição venceu por que esse governo, que ganhou no utópico mundo das promessas, acabou perdendo no real mundo dos fatos.
Vamos por partes. Antes de sairmos culpando eleitores que votaram na Dilma, vamos considerar o fato que, sim, a nossa presidente está fazendo, no momento, o que é certo. Mesmo que esteja corrigindo os resultados das políticas econômicas voltadas para o consumo que o seu próprio partido instituiu, o fato é que o país deve apertar os cintos.
Agora, voltando a culpa de cada um... Uma pessoa inteligente colocaria a culpa de todo esse aperto econômico no eleitor da Dilma? É claro que não! Eu que não votei nela não acreditava que a crise chegaria a esse ponto e que ela fosse obrigada a tomar essas decisões conservadoras! E se eu, que não votei nela, não acreditava nisso, imagine as pessoas que votaram de forma sincera nela, acreditando que ela tomaria medidas progressistas e que, como ela pregou, o aperto fiscal seria coisa dos malvados neoliberais do PSDB?
Por isso mesmo meus caros, Dilma e o PT praticaram estelionato eleitoral. Enganaram nós, da oposição, e principalmente, enganaram seus eleitores, enganaram uma maioria que acreditava nas ideias de igualdade social e progressismo. Enganaram toda a população quando disseram que jamais implementariam as medidas que estão implementando agora, que isso era coisa dos malvados tucanos.  A crise econômica atual não surgiu do nada, não surgiu em janeiro. Sendo assim, podemos tirar uma de duas conclusões: Ou o governo é incrivelmente incompetente a ponto de não prever essa crise ou é incrivelmente mentiroso a ponto de nos esconder a real situação econômica do país.

Um comentário:

  1. A culpa costuma morrer solteira como se diz por aqui, em terras lusas.

    Beijo

    ResponderExcluir