domingo, 14 de abril de 2013

O FEEDBACK É UM TAPA NA SUA CARA!





Eu já comentei em um Grupo de Discussões que o feedback que  temos no nosso trabalho é, essencialmente, idêntico a um daqueles check-ups que fazemos todos os anos com nosso médico de confiança, ou seja: é um retrato daquilo que erramos. Simples assim. Mas essa não é a questão principal... De fato, escutar um feedback significa pura e simplesmente isso: escutar. Ouvir um feedback é outra história.
O ser humano possui uma tendência egoísta, algo que lhe faz pensar... Ou melhor, algo que lhe faz agir de determinada maneira, que o obriga a descartar toda e qualquer opinião externa... principalmente se esta opinião é contrária ao seu pensamento, ao seu método... Ou seja, trazendo essa questão para os dias atuais, chegamos a seguinte conclusão: Escutar é fácil, ouvir é outra coisa...
E então, levando em conta esse fato advindo de nossa natureza mais ancestral, como podemos convencer alguém a realmente ouvir um feedback?
Não podemos! A única coisa que podemos fazer é ignorar nossos instintos mais primitivos e realmente procurar saber o que nossos colegas acham do nosso trabalho, o que nossos superiores acham do nosso trabalho...
Mas é exatamente essa a questão... Como podemos ter uma atitude humilde que nos leve a realmente ouvir e refletir sobre possíveis críticas de colegas ou mesmo do chefe? Quer mesmo saber a resposta? Então faça o seguinte: saia desse blog e vai meditar! Simples assim!
Tudo isso tem a ver com suas atitudes, sua maneira de pensar acerca de você mesmo com relação a todo o mundo que está ao seu redor. Acho um tanto óbvio o fato de que todos nós que nos preocupamos com nossa carreira já tenhamos lido toneladas de artigos sobre o feedback. Eu, mero mortal, duvido que posso lhe acrescentar algo a respeito da teoria... Mas se for pra acrescentar, vai ser isso: Pára de ler o que os outros escrevem e vá meditar sobre a sua vida!
Portanto, meu caro, sei que deve ser difícil... você começou lendo esse texto achando que teria mais um  monte de teoria sobre o feedback, e no final toma um tapa na cara... Mas acostume-se, a vida profissional é assim...de repente é até pior. Simplesmente saiba disso: teorias, artigos, e textos vão te ajudar, mas por mais que você os leia, eles nunca farão nada por você. Quem faz algo por você é você mesmo! Por isso mexa essa bunda gorda e trabalhe em prol de si mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário