quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O que é o Capitalismo? Parte 2 - O capitalismo nos ensina a sermos melhores.

Sim, o Capitalismo nos faz melhores. Tal qual a mãe que dá umas palmadas na criança quando esta faz cagadas. Sim, o capitalismo nos impõe uma enorme mão rígida e cheia de regras, ao mesmo tempo que não nos dá muito tempo para ter raiva dele. Avemos o capitalismo, esta mãe severa que nos faz trabalhar cada vez mais.
Quando nós pensamos sobre nossas perspectivas futuras, de certa forma pensamos o capitalismo. Do mesmo modo que, quando deixamos de ter uma vida fútil, deixamos de ser baladeiros, passamos a apenas pensar no trabalho, nos ganhos, na seriedade da vida. Fica claro que apenas passamos a ser capitalistas.
Neste ponto eu me sinto obrigado a dar uma brecha para os socialistas e anticapitalistas que, após lerem os primeiros parágrafos deste texto, certamente já estão raivosos e com a boca cheia de argumentos contra tudo que o capitalismo motivou durante séculos: guerras, escravidão, etc... 
Confesso ser difícil contra argumentar esses fatos com dados históricos, dados da mesma época. Porém, me sinto muito a vontade ao dizer que, apesar de tudo isso, o capitalismo acabou sendo o melhor sistema econômico já criado pelo homem.
Vamos por partes: o Socialismo é, em tese, a maior maravilha do mundo. Somente em tese. Lançando mão de um argumento relativamente bobo, ainda assim desafio os socialistas a me contradizerem: Se o socialismo é tão bom, por que tantas pessoas tentam fugir de Cuba todos os anos? E outra: sendo esse sistema tão bom, por que, historicamente, todos os governos que o adotam implementam políticas que impedem a fuga de cidadãos desse país? 
Pronto.Não preciso defender o capitalismo utilizando apenas os argumentos pró capitalismo. Basta mostrar o quanto o socialismo é pequeno e não tem nada a ver com o bem estar humano, uma vez que todos os governos socialistas da história foram pobres e assassinos.
Portanto, confirmo aqui o quanto o capitalismo é melhor. O capitalismo nos faz mais produtivos, mais preocupados com nossa situação e , consequentemente, com a situação de nossa família. O fato é que o socialismo nos faz pensar em trabalhar em prol de um monte de pessoas que nós sequer conhecemos, enquanto que o capitalismo nos permite trabalhar e pensar apenas nos nossos entes queridos. De qual lado você prefere estar?

Cristovam Ramos Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário