sábado, 16 de março de 2013

PROBLEMAS DA ECONOMIA DO BRASIL - 2 - O PROBLEMA DO CONSERVADORISMO




Esperem: Não confundam o conservadorismo do título daquele que se refere a política, a economia e também, é claro, ao que se refere ao cristianismo e suas vertentes... Nada a ver. O intuito desse blog não é esse. Não vamos discutir isso. Vamos discutir, isso sim, assuntos além, transcendentais a esses temas pequenos. Queremos um País em crescimento, nunca se esqueçam disso.
Vejamos: Estamos numa série de posts nesse blog em que tratamos de temas que consideramos essenciais ao Brasil, problemáticos... Temas que, ao nosso olhar, são uma espécie de freio de mão ao desenvolvimento brasileiro.
Portanto, vamos lá: O conservadorismo dos empresários brasileiros realmente é tão prejudicial ao nosso desenvolvimento econômico quanto é o fato de o Brasil ter um IDH tão baixo, mais baixo ainda que o da América Latina. E darei dois exemplos para ilustrar a nocividade desse pensamento:
O primeiro exemplo é o seguinte: aqui, no meu querido interior, temos, em cada uma de nossas cidades, uma grande quantidade de contadores, senhores antigos, há muito tempo formados. Esses senhores comandam vários escritórios, todos bem sucedidos e, claro, rentáveis. Agora, eis a questão: Esses senhores são conservadores? É claro que são! E, sendo, conservadores, como é que eles atrapalham a economia? Simples! Eles atrapalham nossa economia por que, ao invés de trabalhar para os empresários que pagam por seus serviços, eles acabam trabalhando para o governo que não paga nada pelos seus serviços! Explico: estou calejado de tanto perguntar para clientes do meu Banco como é o trabalho de seus respectivos contadores... todos eles respondem a mesma coisa, ou seja, que o contador somente faz a apuração de impostos! Aí, vou eu, todo inocente, perguntar se alguma vez o cidadão já ouviu do seu contador algo como Balanço Patrimonial, DRE, Liquidez, Índices Financeiros... É ÓBVIO QUE ELE NUNCA OUVIU! É OBVIO QUE O CONTADOR DELE NUNCA LHE CHAMOU PARA DAR ORIENTAÇÕES SOBRE CONTABILIDADE GERENCIAL! ALIÁS, PERGUNTO PARA ESSES CONTADORES CONSERVADORES: VOCÊS SABEM O QUE É CONTABILIDADE GERENCIAL?
Bem... Vamos nos acalmar e focar no segundo exemplo. Há uma teoria administrativa, que já foi citada nesse blog, chamada Balanced Scorecard. Não sabem o que é isso? Bom, aqui vai uma pequena síntese (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard):

“BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho, ou ainda para Campos (1998), Cenário Balanceado. O termo “Indicadores Balanceados” se dá ao fato da escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque o somatório destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, conseqüentemente criando valor futuro.Segundo Kaplan e Norton (1997, p. 25), o Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Este conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob as quatro perspectivas. Dessa forma contribui para que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.”

Então, entenderam? Essa filosofia de trabalho não é nada além de uma nova forma de administrar. É algo que traz algo extremamente novo, é quase uma revolução na forma de pensar o administrar, o ganhar dinheiro. É aqui que, em minha visão, entra a questão do problema do conservadorismo dos empresários brasileiros: muitas vezes você joga na cara os benefícios desse tipo de pensamento e o empresário simplesmente lhe responde assim: “Eu estou há 30 anos no mercado e você quer me ensinar como trabalhar?”. É, dá vontade de mostrar sua analise dos números do mercado do cidadão e responder: “Então, você está há 30 anos, mas tem gente que está há cinco e já o passou pra trás!”. Entenderam? E querem um exemplo? A Grendene, que fabrica as Havaianas. De repente esses chinelos, que eram vistos como coisa de pedreiro, de pobre, coisa chula... passaram a ser coisa de ricos, coisa chique, coisa que os gringos adoram. Agora, vamos ver: por que ocorreu essa mudança?Bom, deve ter algo a ver com o fato de a empresa deixar de focar sua produção naquele chinelo horroroso azul e branco...  Mas é evidente que 99% dessa mudança teve a ver com a mudança de pensamento, de administração.
Portanto, ambos os exemplos se entrelaçam, ambos os exemplos se completam. O conservadorismo tem a ver com o ego, tem a ver com o trabalho em cima daquilo que é tradicional. Assim, me sinto muito confortável para dizer que esse conservadorismo é um chute no saco do desenvolvimento brasileiro... Afinal, o empresário se contenta com o fato de estar há décadas no mercado, mas não liga para o fato de que outros mais novos e com novas idéias possam lhe roubar espaço. Resumindo: Ser conservador, tal qual explicamos neste post, é uma atitude que joga nossos empreendedores, nossos capitalistas, no mesmo patamar de, sei lá, nossos governantes?


Nenhum comentário:

Postar um comentário