quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A SÍNDROME DA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA (OU SÍNDROME DA EXPERIÊNCIA QUE É DESNECESSÁRIA).



QUEM É O MELHOR NO TRABALHO? QUE TAL AMBOS? PORÉM, PARA O MERCADO, ME PARECE QUE A RESPOSTA É: NENHUM DELES.

Vamos falar de algo que me atinge diretamente. Vamos falar disso que eu chamo de Síndrome da Experiência (ou Síndrome da Experiência Desnecessária). Então, foi eu quem deu esse nome relativamente escroto... Sei que não sou ninguém, mas eu senti uma grande necessidade de dar um nome a algo...Já que não tenho cão, sequer tenho um bicho de estimação... E filhos então.... Sério, tinha que dar nome á algo... Por isso a minha prepotência inicial. E, se o caro leitor amigo me der o prazer de sua atenção, tentarei explicar o título que é totalmente contraditório. Ah, e tudo o que eu vou escrever, desde já contando com sua paciência, tem a ver comigo, repito.
Em primeiro lugar, por que isso de "Síndrome da Experiência? Simples: Quantas vezes nós que estamos á procura de uma recolocação profissional nos deparamos com uma vaga interessante, mas nem mandamos o currículo pois na descrição da vaga esta explícito a expressão NECESSÁRIO EXPERIÊNCIA ANTERIOR, MANDATÓRIO EXPERIÊNCIA NO CARGO E BLÁ BLÁ BLÁ... E para muitos de nós, que não temos essa experiência (mas assim mesmo nos candidatamos a vaga, afinal...vai que cola né?) essas expressões são tão explicitas que sentimos um verdadeiro tapa na cara, 
Cara, sério mesmo? É claro que o experiência é muito importante em qualquer carreira... Você que está lendo, é experiente e já está discordando das minhas pobres linhas já pode estar pensando em me arrebentar argumentando que uma sociedade extremamente evoluída e civilizada como o Japão trata seus idosos, ou seja, seus cidadãos experientes, basicamente como as pessoas mais nobres da sociedade. Concordo com o raciocínio, mas não é isso o que quero dizer.
O que quero dizer é que, caramba, é tão simples: Como você vai ter experiência se não tiver uma chance de começar? Realmente, não consigo entender... Claro que a experiência é importante, mas na história do capitalismo, muito mais importante que a experiência sempre foi o empreendedorismo. Alguém se lembra da história do Machado de Assis? Então, o Ministério da Trabalho, certa vez, publicou um anúncio no Correio do Povo, do Rio Grande do Sul, com os seguintes dizeres: “Você contrataria para trabalhar como gráfico no seu jornal um jovem negro de 16 anos, órfão,gago, epilético, com saúde frágil e baixa escolaridade?” E no final do anúncio vinha o arremate, já levando em conta que o leitor respondeu que não contrataria: “Que pena, você acabou de dispensar o Machado de Assis.”
Entenderam? Sei que fui mais fundo que o necessário ao citar essa propagando mas ela resume perfeitamente o que quero dizer. No fundo, essa propaganda ataca todos os preconceitos que temos em nossa sociedade. O negro ladrão, o cadeirante incapaz, o cara que não tem uma faculdade renomada no currículo... Isso não é citado diretamente, é apenas uma atualização do que aconteceria com Machado.
Sendo assim, no fundo, a questão da experiência acaba se transformando nisso: um preconceito bobo, improdutivo, Afinal. quantas pessoas estão prontas para trabalhar, tem idéias novas, tem inteligência E mais: O quanto em produtividade essas pessoas poderiam agregar na economia, apenas por que estão animadas com uma chance de trabalhar numa grande empresa? Pense bem nobre leitor e você acabará percebendo quanta energia e disposição nossas empresas jogam na boca do lixo, devido ao pensamento arcaico,  velho e ao mesmo tempo infantil, sem nenhuma perspectiva de futuro, de longo prazo...A experiência é ótima, mas que tal dar o mesmo valor para a disposição, a inteligência e a vontade de crescer?
Agora, sábio leitor, pelo que acabei de escrever é lícito que você suspeite que eu esteja fazendo uma dicotomia entre experiência e juventude. E, para acabar com sua suspeita, eu irei explicar a segunda parte do título deste pretenso a importante post...  Ao mesmo tempo que o mercado quer experiência dos jovens, ele não quer experiência de quem naturalmente a possui: os mais velhos! Olha que coisa mais bonita: você, que tem cerca de 30 anos, tem uma faculdade minimamente decente, estuda ainda, faz pós, tira certificados e tudo o mais, mas está amarrado em um emprego, digamos "meia boca", segundo suas convicções e qualidades, não vai ser contratado por que não tem experiência... Ao mesmo tempo que um cara, por volta dos seus 50 anos, que eventualmente perdeu o seu emprego não vai ser contratado exatamente por que... tem muita experiência! Brasil, Brasil e seu Capitalismo!
(Tudo bem que há dados que mostram que o emprego cresceu mais entre a faixa etária considerada "idosa", e a fonte dessa informação está aqui. Porém, os cargos em questão são majoritariamente operacionais, não diretivos (fonte aqui). Claro que acho esse movimento ótimo, mas também creio que os mais velhos podem dar maiores contribuições as empresas brasileiras. Contribuições essas em que eles usam o cérebro, exatamente devido a sua...EXPERIÊNCIA! Ah, e por favor, não me chamem de preconceituoso e, menos ainda, venham me dizer que eu acho que o trabalho cerebral é melhor ou mais importante que o trabalho manual... Ambos são trabalhos, importantes. E acho até que nada é mais prazeroso, para quem trabalha com o cérebro, fazer um bom trabalho manual de vez em quando. Que disse isso foi o próprio Deus...sério, veja esse vídeo e se possível, veja o filme...é sensacional!)
Portanto, gostaria de terminar esse texto, explicando a ultima parte do primeiro parágrafo que ficou sem nenhuma palavra elucidativa ainda: o que esse texto demasiadamente longo para o horário (estou escrevendo exatamente ás 11 e meia da noite...com o som de um jogo de futebol vindo da sala): O que isso tudo tem a ver comigo? Bom, é o seguinte; além de ter escrito o texto (dã!) eu estou passando exatamente por isso. Não sou jovem para ser recrutado como trainee nem como estagiário, mas não sou velho. Porém, estou naquela naquela massa que eu abortei aqui: os jovens que estão em empregos em que consideram não estar a sua altura. Conheço outros também. Tenho estudos e certificados, mas não consigo nada acima do que já tenho. Fico tranquilo em falar isso abertamente por que sou funcionário público, de uma cidade pequena. E todos sabem que, nessa situação, eu fico completamente amarrado. Sabe aquela coisa que vários entrevistadores querem saber: onde você imagina que estará daqui a cinco anos? Então, se eu não batalhar para mudar, você poderia me perguntar onde eu me imagino estar não daqui 5 anos, mas daqui a 30 anos: Estarei no mesmo lugar! Sentado na mesma cadeira, nas mesmas funções e com o mesmo salário. 
Mais uma vez, chamo a atenção de vocês: não estou reclamando do meu trabalho, que é ótimo, com um ambiente sensacional...Porém, há a estrutura burocrática do funcionalismo público que impede que o servidor cresça através da sua capacidade, resultados e profissionalismo... Pelo menos isso não vai ocorrer na estrutura de uma prefeitura de 35000 habitantes.
Pra terminar (é sério, já está longo demais...meu pai está me chamando para tomar uma cerveja...) insisto no fato de que não estou reclamando que o mercado é completamente preconceituoso e infantil com essa história de dicotomia relativa á experiência: boa num caso, ruim em outro, e justamente quando ela deveria ser ruim no caso dos jovens e boa no caso dos mais velhos (já expliquei o que eu acho sobre a determinação e inteligência dos jovens, tanto quanto expliquei o quanto um cérebro mais velho é muito mais útil que mãos mais velhas em uma empresa). Ou seja, reitero que não reclamo de nada disso! Se o mercado é assim, eu que tenho que adaptar! As chances estão dadas, e é isso p que eu vou fazer...take my chances! 

PS: LEVEI EM CONSIDERAÇÃO NESTE TEXTO UM FATO QUE OCORREU COM MINHA MÃE, QUANDO FOI A UMA ENTREVISTA DE EMPREGO E O ENTREVISTADOR DISSE QUE ELA NÃO TINHA EXPERIÊNCIA... ELA SIMPLESMENTE RESPONDEU: EU NÃO VIM AQUI OFERECER EXPERIÊNCIA, VIM OFERECER INTELIGÊNCIA...EM TROCA DISSO VOCÊS ME DÃO EXPERIÊNCIA... SIMPLESMENTE GENIAL, NÃO?


Cristovam Ramos Neto




Um comentário:

  1. Bravo, meu filho!
    E consegui o meu intento e adquiri experiência num estalar de dedos com a ajuda da minha inteligência.
    Beijos
    Lua Singular(Dorli)

    ResponderExcluir